A fraude no comércio eletrônico assume várias formas, incluindo fraude na aquisição de contas, fraude amigável, fraude no teste de cartões e muito mais. Para reduzir o impacto da fraude no comércio eletrônico em sua loja, você precisa entender o tipo e a origem específicos da fraude.
Se você administra uma loja de comércio eletrônico, deve proteger seus clientes – e sua empresa – contra possíveis fraudes de comércio eletrônico. Recentemente, a fraude no comércio eletrônico aumentou quase duas vezes mais rápido que as vendas de comércio eletrônico. Mais do que nunca, as lojas de comércio eletrônico precisam usar sistemas de gerenciamento de fraudes que detectam e protegem contra fraudes, ajudando a gerenciar disputas de estorno.
É importante levar a sério essas ameaças, desenvolvendo estratégias para combater e reduzir o impacto da fraude na sua loja online. Para ajudar, compilamos uma lista dos tipos mais comuns de táticas e fraudes de comércio eletrônico que você pode aproveitar para proteger sua loja de comércio eletrônico contra fraudes. Por conveniência, dividimos este artigo nas seções a seguir. Sinta-se à vontade para pular para o que é mais útil para você:
O que é fraude de comércio eletrônico?
Fraude de comércio eletrônico é qualquer tipo de fraude que ocorre em uma plataforma de comércio eletrônico. O uso de um cartão de crédito roubado ou falso, a identidade falsa e a publicidade de fraude afiliada são formas de fraude de comércio eletrônico. Quando um cliente se envolve em fraudes na sua loja online, você como varejista absorve esse custo, afetando negativamente sua receita.
Ao contrário da fraude em um local físico, a fraude on-line pode ser conduzida com informações pessoais e de cartão de crédito, e o cartão não precisa estar presente para a transação. Em alguns casos, os hackers roubam informações pessoais e financeiras e as vendem no mercado negro. Esse tipo de fraude criminal é mais grave, mas existem outros tipos de fraude do cliente, como fraude amigável, em que o cliente intencionalmente arquiva um estorno para obter um produto gratuito e evitar o pagamento.
Parte do motivo pelo qual a fraude no comércio eletrônico é tão prevalecente hoje em dia é porque os processos são raros, devido a restrições de tempo e recursos, ao ônus de reunir evidências e muito mais. Isso significa que processos de fraude de comércio eletrônico são raros e é melhor integrar um sistema de gerenciamento de prevenção e detecção de fraudes de alta qualidade para eliminar a fraude na sua plataforma e reduzir o impacto na receita.
A fraude no comércio eletrônico é sofisticada e em constante evolução, à medida que os fraudadores utilizam táticas mais avançadas a cada ano que passa. Atores maliciosos precisam estar certos apenas uma vez, enquanto você precisa estar certo o tempo todo. Antes de analisarmos as estratégias para combater a fraude, vejamos os tipos mais comuns de fraude em uma loja online.
A melhor maneira de combater a fraude é identificar por que a fraude está ocorrendo e, em seguida, desenvolver estratégias para prevenir e proteger contra esses ataques, a fim de proteger seu site de comércio eletrônico. Para começar, convém identificar o tipo de fraude que está ocorrendo na sua plataforma e resolvê-lo diretamente.
Embora existam inúmeros esquemas que os fraudadores podem usar, queremos destacar alguns dos tipos mais comuns de fraude de comércio eletrônico. Essas estratégias foram usadas com sucesso em sites de comércio eletrônico pequenos e grandes. Reconhecê-los agora pode ajudá-lo a evitar ser vítima.
A fraude no teste de cartões (também conhecida como quebra de cartões) é uma tática generalizada usada para fraudar as empresas de comércio eletrônico. Em 2017, por exemplo, a fraude no teste de cartões aumentou mais de 200%, representando 16% de toda a fraude de comércio eletrônico e 7% para os maiores comerciantes de comércio eletrônico.
A fraude no teste de cartão é quando alguém obtém acesso a um ou mais números de cartão de crédito roubados, por roubo ou comprando dados de cartão na dark web. Mesmo tendo os números do cartão de crédito, eles não sabem (1) se os números do cartão podem ser usados para concluir uma transação com sucesso ou (2) o limite associado a esse cartão de crédito.
Os fraudadores visitam um site de comércio eletrônico, realizando pequenas compras de teste, geralmente usando scripts ou bots para testar rapidamente vários números de cartão de crédito. Essas compras iniciais são extremamente pequenas, pois todo o objetivo é verificar se o cartão de crédito pode ser usado para concluir transações. Quando souberem que o número do cartão de crédito funciona, eles começarão a fazer compras muito mais caras.
Por fim, a tática inicial de teste de pequenas compras geralmente não é descoberta. Comerciantes e clientes impactados tendem a perceber que foram vítimas de fraude no teste de cartões quando são feitas compras maiores. Nesse ponto, eles podem ter conseguido fazer várias compras significativas usando informações de cartão de crédito roubadas.
A fraude amigável (também chamada de fraude por estorno) ocorre quando alguém compra um item ou serviço online e solicita um estorno ao processador de pagamento, alegando que a transação era inválida. As empresas de cartão de crédito ou o banco devolvem o valor da transação ao cliente, que ainda deve ser pago pelo varejista.
Em uma fraude por estorno, um indivíduo faz alegações que parecem críveis e honestas e, em alguns casos, esse indivíduo pode estar certo (por isso, “fraude amigável”). Dito isto, fraudes amigáveis podem ser usadas para receber itens de graça. Por exemplo, o fraudador pode comprar um item de sua loja on-line e argumentar que o item nunca foi entregue, pode informar ao emissor do cartão de crédito que devolveu o item ao comerciante, mas que um reembolso nunca foi processado ou pode até dizem que cancelaram o pedido, mas ele ainda foi enviado a eles.
Seja qual for o caso, a fraude de estorno ocorre quando eles entram em contato com o emissor do cartão de crédito para contestar uma cobrança que eles realmente pretendiam fazer. Use uma ferramenta de software de gerenciamento de estorno que reduza a perda de fraude e o ajude a gerenciar disputas.
A fraude de reembolso ocorre quando alguém usa um cartão de crédito roubado para fazer uma compra em um site de comércio eletrônico. O fraudador entra em contato com a empresa de comércio eletrônico e solicita um reembolso devido a um pagamento indevido acidental. Eles solicitam um reembolso do valor excedente, mas afirmam que o dinheiro precisará ser enviado por um método alternativo, pois o cartão de crédito está fechado. Por fim, isso significa que a cobrança original do cartão de crédito não é reembolsada e a empresa de comércio eletrônico é responsável perante o proprietário do cartão pelo valor total.
Com a fraude de reembolso, o comerciante de comércio eletrônico fica preso no meio. O fraudador pode parecer estar fazendo uma reivindicação legítima à superfície, mas, na realidade, ele está tentando roubar dinheiro da sua empresa.
A fraude de aquisição de conta ocorre quando alguém obtém acesso à conta de um usuário em uma loja ou site de comércio eletrônico. Isso pode ser alcançado através de uma variedade de métodos, incluindo a compra de senhas roubadas, códigos de segurança ou informações pessoais na dark web ou a implementação bem-sucedida de um esquema de phishing contra um cliente específico.
Depois de obter acesso à conta de um usuário, eles podem se envolver em atividades fraudulentas. Por exemplo, eles podem alterar os detalhes da conta de um usuário, fazer compras em lojas de comércio eletrônico, sacar fundos e até obter acesso a outras contas para esse usuário.
A fraude de controle de contas é uma forma séria de roubo de identidade, custando às vítimas e sua reputação como varejista. Os clientes que sentem que seus dados podem estar vulneráveis em seu site ou loja de comércio eletrônico têm menos probabilidade de efetuar o checkout e consideram os concorrentes que oferecem medidas de segurança mais fortes.
A fraude de interceptação ocorre quando os fraudadores fazem pedidos no site de comércio eletrônico em que o endereço de cobrança e o endereço de entrega correspondem às informações vinculadas a um cartão de crédito roubado. Depois que o pedido é feito, seu objetivo é interceptar a embalagem e levar as mercadorias para si.
Isto pode ser feito de várias maneiras. Primeiro, eles podem solicitar a um representante de atendimento ao cliente da sua empresa que altere o endereço do pedido antes que ele seja enviado. Ao fazer isso, eles pretendem receber as mercadorias enquanto o pagamento real é feito pela vítima. Eles também podem entrar em contato com o remetente (seja Correios, transportadoras ou outro serviço de entregas) para redirecionar o pacote para um endereço de sua escolha. Se eles moram perto da vítima, podem até esperar a entrega física do pacote, assinar o pacote e levá-lo para si.