Antifraude o que é

Fala-se muito hoje em dia sobre medidas antifraude, mas o que tudo isso significa? Como proteger sua empresa de fraudadores? O que você pode fazer para evitar que eles causem algum dano? Nesta postagem do blog, examinaremos mais de perto as medidas de fraude e antifraude e responderemos a algumas das perguntas mais comuns que os proprietários de empresas têm sobre esse problema crítico.

O que é fraude?

Fraude é um ato ilícito cometido com a intenção de prejudicar outra pessoa ou instituição. Ela pode ser caracterizada de várias formas, como estelionato, furto, roubo, corrupção e lavagem de dinheiro.

A fraude geralmente é cometida por meio da utilização de documentos falsos, da simulação de contratos ou da alteração de dados em registro spúblicos.

A fraude tem como objetivo obter vantagem financeira, econômica, política ou social ilícita.

Tipos de fraude online

Existem muitos tipos diferentes de fraude online, mas alguns dos mais comuns são phishing, spam e ransomware.

Os e-mails de phishing são projetados para parecer que vêm de uma empresa ou organização respeitável, como seu banco ou o IRS. O objetivo de um ataque de phishing é fazer com que você clique em um link ou forneça informações confidenciais, como suas credenciais de login.

Spam é um e-mail não solicitado enviado em massa, geralmente na tentativa de vender um produto ou serviço. Os spammers usam táticas enganosas, como endereços de remetentes falsos e linhas de assunto enganosas para que você abra o e-mail.

Como evitar a fraude

A fraude é um crime muito comum que pode assumir muitas formas diferentes. uma maneira de se proteger de ser vítima de fraude é estar ciente dos tipos mais comuns de fraude e como eles funcionam. Um dos tipos mais comuns de fraude é o roubo de identidade. Isso ocorre quando alguém rouba suas informações pessoais, como seu nome, número do seguro social ou número da carteira de motorista, para usá-las para cometer outros crimes. Outro tipo de fraude é a fraude de cartão de crédito. Isso acontece quando alguém usa as informações do seu cartão de crédito para fazer compras não autorizadas.

Uma forma fundamental de prevenir fraudes online é não confiar cegamente no cadastro de clientes! Isso porque a facilidade de obtenção de informações favorece a ação criminosa ao tentar realizar compras em nome de terceiros (fraude cadastral). Assim, além de aplicar a triangulação de dados, que visa coletar e cruzar informações, também é recomendável utilizar outras estratégias.

Invista em um sistema de prevenção de fraude. Um bom sistema de prevenção de fraudes será seu maior aliado durante picos como a Black Friday por exemplo, pois oferece segurança para a realização de transações dentro do ambiente virtual. Para isso, você pode entrar em contato com nossos especialistas e teremos o prazer de apresentar todas as nossas soluções de prevenção de fraudes, independentemente do estágio. Contamos com ferramentas inovadoras pensadas para um processo decisório muito mais seguro e assertivo.

Quem está sujeito à fraude?

Qualquer pessoa pode ser vítima de fraude, seja ela uma criança, um adulto ou um idoso. A fraude acontece quando alguém age com intenção de prejudicar outra pessoa, seja roubando-lhe dinheiro ou informações confidenciais. Os criminosos podem usar diversas técnicas para cometer fraudes. Algumas das principais fraudes são:

  • Fraude bancária: nesta fraude, os criminosos usam documentos falsos para pedir empréstimos ou cartões de crédito na name da vítima. Os golpistas podem ainda roubar dados bancários para realizar transações fraudulentas.
  • Fraude telemarketing: nesta fraude, os criminosos ligam para vítimas potenciais e se passam por representantes de empresas legítimas, pedindo informações confidenciais ou solicitando pagamentos por serviços que nunca foram contratados.

Exemplos de golpes no comércio eletrônico:

  • pedir o número do cartão de crédito e senha para realizar uma compra que aparenta ser segura, mas que na verdade é uma fraudulenta;
  • usar um site falso (phishing) para capturar informações bancárias da vítima;
  • comprar mercadorias pela internet e não recebê-las na forma esperada, ou recebê-las danificadas;
  • solicitar pagamentos adiantados para comprar mercadorias que nunca serão entregues.

Antifraude o que é?

O antifraude é um programa que coleta os dados sobre as compras realizadas no site, com o objetivo de identificar operações fraudulentas. Ele compara os dados dos usuários com padrões suspeitos para, assim, aprovar ou não o pedido. Isso adiciona uma camada a mais de segurança para sua loja. Hoje em dia, é de vital importância investir em um bom sistema antifraude.

Conclusão

Antifraude é um termo que significa prevenção da fraude. No contexto da segurança da informação, antifraude refere-se às medidas tomadas para prevenir e detectar atividades fraudulentas na rede. Para saber mais sobre antifraude, acesse nosso site Autentify e conheça nossas soluções.

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