A inteligência artificial em antifraudes, nos últimos anos, vem ganhando muita relevância em muitos cenários. Profissionais de diferentes segmentos vem adotando a inteligência artificial em várias aplicações inclusive na detecção de fraudes.

Ou seja, essa tecnologia vem revolucionando a forma como interagimos, classificamos e detectamos padrões considerados suspeitos em uma transação online.

Mas como a inteligência artificial funciona no antifraude?

Basicamente os sistemas antifraude funcionam tentando comprovar a identidade das pessoas essa é a premissa básica.

A inteligência artificial é de grande ajuda nessa linha, pois tem uma capacidade muito maior de processamento e cruzamento de informações. Podendo desta forma, identificar, criar e detectar padrões considerados suspeitos.

Em suma, nós da Autentify utilizamos a inteligência artificial em nossos algoritmos, na implementação e análise de dados não estruturados. Esse tipo de inteligência nos ajuda a identificar padrões que normalmente passariam despercebidos aos olhos humanos.

inteligencia-artificial-como-funciona-antifraudes

Quais as vantagens de usar inteligência artificial?

Uma das maiores vantagens com o uso dessa tecnologia é com relação a assertividade. Quando colocamos um algoritmo para aprender com suas próprias avaliações, o refinamento e o ajuste é muito maior com relação aos modelos tradicionais baseados em perfis médios do público-alvo.

Segundo um estudo “The Age of Analytics: Competing in a Data-Driven World”, do McKinsey Global Institute, foram detectados 120 áreas de 12 indústrias diferentes com grande potencial para ampliar a produtividade com sistemas de inteligência artificial. A pesquisa consultou mais de 600 especialistas em diversos segmentos, e mostra a evolução constante desta tecnologia.

Um ponto importante é com relação ao incremento de novas técnicas e evolução dos algoritmos. Como se sabe, os fraudadores são cada vez mais criativos e a cada dia estão desenvolvendo novas metodologias e estratégias de fraudes em diversos setores.

Outra fator interessante, é que a inteligência artificial ajuda fortemente nesse combate, dada a sua capacidade de detecção e velocidade da resposta.

A inteligência artificial é uma tendência?

Sim, a inteligência artificial vem sendo utilizada cada vez mais em empresas e indústrias de uma forma global.

Segundo um estudo global desenvolvido pela Associação dos Investigadores de Fraude Certificados (ACFE) em parceria com o SAS.

Intitulada The Anti-Fraud Technology Benchmarking Report, a pesquisa analisou os dados de mais de mil membros da ACFE em relação ao uso das tecnologias antifraude em suas empresas. O levantamento aponta, em primeiro lugar, para o aumento no uso de biometria, em segundo lugar, para o crescimento no setor de tecnologia antifraude, além disso em mudanças das técnicas de análise de dados.

– Aumento da biometria em Soluções: aproximadamente 26% das empresas usam a biometria como parte de seus programas antifraude; outros 16% preveem implementá-la até 2021;

– Orçamentos crescentes: mais da metade das empresas (55%) planeja elevar seus orçamentos de tecnologia antifraude nos próximos dois anos;

– Mudança das técnicas de análise de dados: até 2021, quase três quartos das empresas (72%) planejam fazer uso de monitoramento automatizado, relatórios de exceção e detecção de anomalias. Além disso, cerca de metade das empresas prevê o uso de análise preditiva e modelagem estatística (52%) e visualização de dados (47%).

Acima de tudo, todos estes elementos, nos tem nos guiado e cada vez mais nos ajuda na visualização do novo horizonte que estamos a descobrir.

inteligencia-artificial-antifraude

Como usar inteligência artificial na minha empresa e evitar fraudes?

Desenvolver um algoritmo um modelo de inteligência artificial leva tempo e dinheiro. Muitas empresas estão adotando os procedimentos criando equipes, criando soluções consequentemente o resultado leva algum tempo para ser obtido.

Ou seja, a boa notícia é que a cada dia novas opções e novas soluções são desenvolvidas, e está cada vez mais acessível ter essas tecnologias, mesmo as pequenas empresas.

Conclusão

Em conclusão, a inteligência artificial já é uma realidade. Certamente está mudando a forma como as pessoas e as empresas interagem com diversas questões, inclusive no caso das fraudes.

Cada vez mais é interessante implementar essa soluções, que com o tempo tem se popularizado e se expandido. Na mesma linha desta expansão, os preços estão cada vez mais acessíveis e fáceis de usar.

Essa expansão no crescimento da Inteligência Artificial revela que a análise avançada de dados está ajudando as empresas antifraude a estarem um passo à frente dos fraudadores, mesmo os mais sofisticados.