Phishing: a causa mais comum de violação de dados em 2021

Apesar da crescente conscientização das empresas e responsabilidade social, o phishing ainda surge como a principal causa de violação de dados em 2021. Segundo a pesquisa de Segurança Estratégica de Dark Reading, este tipo de fraude ainda é usado por criminosos para enganar as vítimas e roubar informações confidenciais.

O que é phishing?

O phishing é uma técnica de camuflagem que usa o próprio software do cliente, mas com funcionalidade alterada, para que os dados pessoais e financeiros sejam trocados por outras informações.

Phishing ainda lidera as violações de dados

Na pesquisa de 2021, uma porcentagem maior de empresas relatou ataques de phishing (53%) do que na pesquisa de 2020 (51%). A pesquisa descobriu que o malware foi a segunda maior causa de violações de dados em 2019, já que 41% dos entrevistados disseram ter experimentado um vazamento de dados em que o malware era o principal vetor.

Apesar de uma série de ataques de ransomware de alto perfil no ano passado, o número de organizações que experimentaram uma violação como resultado do ransomware é relativamente baixo. Apenas 13% das organizações na pesquisa relataram uma violação relacionada a ransomware nos últimos 12 meses, em comparação com 17% no estudo do ano passado.

Conclusão

Para manter seus dados seguros, é importante que os usuários saibam como funciona o phishing. Além de usar ferramentas de segurança como verificação de e-mail (score de e-mail), ajuda você a conhecer seus usuários em um nível mais profundo. Esteja atento aos sinais de phishing para não cair nas mãos de criminosos e evitar possíveis violações de dados.

Gostaria de mais detalhes das soluções Autentify?

Explore nossas soluções ou crie uma conta em instantes para começar a detectar fraudes. Você também pode falar conosco sobre seus desafios frente a fraude.