Quer entender como o marketing de conteúdo pode ser produtivo para o mercado de comércio eletrônico? Obrigado por considerar a Autentify. Nosso negócio é a segurança digital. Mas como digitais que somos, não podemos perder de vista outros aspectos desse universo. E hoje vamos responder a essa pergunta. Veja os tópicos:
- O que é marketing de conteúdo;
- Como fazer;
- E por que fazer.
Vamos lá?
O que é marketing de conteúdo
Marketing é a atividade de pensar os negócios. É comum, no dia a dia, e está tudo bem usar a palavra com esse sentido (desde que se tenha consciência do seu real significado), para referir-se à divulgação, publicidade e comunicação de um negócio. Mas estes são pilares do marketing, não o todo, visto que inclui planejar o produto, serviço e todo o resto.
Conteúdo, por sua vez, é conversa, informação. Em 1895, a John Deere, gigante de equipamentos agrícolas, fundou a revista The Furrow e começou a distribuir aos clientes. Mídia cheia de conteúdo sobre sua marca. Ou seja, marketing de conteúdo não é nada de novo.
E acreditamos que com um pouco de esforço poderíamos rastrear outros registros mais antigos do seu emprego na história. Mas o ponto é: marketing de conteúdo é trocar valor com seu público-alvo por meio de conteúdo, como uma revista, publicações em blogs e redes sociais. Assim, cria-se uma relação que eventualmente pode te trazer lucro.
Como fazer marketing de conteúdo
Fácil: converse com seu público. Comece a produzir conteúdo relevante (conhecimento, histórias) sobre o universo da sua marca e distribuir. E depois deixe que eles participem, que produzam seu próprio conteúdo. Isso se transforma em uma conversa que multiplica os pontos de contato da sua marca.
Ainda está um pouco vago, não é? Bom, então vamos trazer isso para a prática. Suponhamos que sua empresa pertença ao ramo do comércio eletrônico. Que seja um e-commerce de roupas. Agora, peguemos uma rede social que por enquanto pertence somente a um grupo seleto: o Clubhouse.
Imagine seu e-commerce de roupas no Clubhouse com duas salas, entregando conteúdo na forma de áudio para seus clientes em tempo real, por meio de duas salas. Uma sobre as tendências da moda para a próxima estação, outra sobre histórias de como a moda ajuda a construir nossa identidade, na medida em que a gente se expressa por meio dela.
Por que fazer
Por fim, há muitos motivos para explorar o marketing de conteúdo como parte das suas estratégias de comunicação. Uma delas: é econômico. Diferente da John Deere, que há mais de um século teve que imprimir uma revista, você não precisa imprimir nada. Há vários canais de produção de conteúdo à sua disposição por meio de uma ferramenta abundante hoje.
O smartphone. Quase todo mundo tem um. Provavelmente todos seus colaboradores tenham um. E com o treinamento, a disciplina e a motivação corretas, todos eles podem se engajar na produção de conteúdo para fortalecer a imagem e o valor da sua marca no mercado.
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