Um vazamento de dados significa que seus detalhes particulares podem se tornar públicos através de um ataque de hackers. Em um dos maiores vazamentos de dados ocorridos no brasil no começo do ano de 2021, as informações que se tornaram públicas incluem nome, CPF, RG, título de eleitor, e-mail, endereço, ocupação, pontuação de crédito, escolaridade, estado civil, emprego, salário, renda, poder aquisitivo, foto de rosto, classe social, vínculo universitário, entre diversas outras.

Quando você é vítima de um vazamento de dados, existe um grande risco de você ser vítima de fraude e usarem seus dados pessoais em golpes em lojas físicas e virtuais. A dor de cabeça é imensa para você conseguir reverter e provar que você não foi responsável por qualquer transação que fizerem em seu nome.

COMO AGIR APÓS UM VAZAMENTO DE DADOS

MUDE SUA SENHA

Sempre que houver um vazamento de dados de uma empresa que você tem cadastro e/ou compartilha informações, independentemente da natureza dos dados que foram vazados, é muito importante que você troque sua senha imediatamente, e não só a senha do serviço/empresa que sofreu o vazamento e sim de todos os cadastros que você usava a mesma senha, pois os hackers podem tentar usar as mesmas credenciais em outros sites para acessar seus dados. Uma dica de ouro é usar senhas diferentes para cada tipo de serviço. Por mais complicada que possa soar essa estratégia, é uma ótima maneira de dificultar a ação dos hackers.

AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES


Sempre que possível, use autenticação de dois fatores nos serviços que você mais utiliza. A autenticação de dois fatores garante uma camada extra de proteção para sua conta, pois requer que além de você inserir suas credenciais (login e senha), você forneça um código de confirmação de que realmente é você, e esse código você geralmente receberá de um e-mail pessoal de confiança ou como uma mensagem de texto no seu celular.

PROTEJA SEUS DADOS FINANCEIROS

Um vazamento de dados pode expor seus dados financeiros como conta de banco e numero de cartão de crédito. O primeiro passo é bloquear seu cartão e checar regularmente se foram feitas movimentações estranhas e/ou empréstimos no seu nome.

Se interessou pelo tema e gostaria de aprender mais? Aproveite e baixe nosso ebook através do link abaixo para descobrir quais são as ferramentas aliadas no combate a fraude.

Baixe grátis nosso e-book “Guia Antifraude”!

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]