Há alguns anos a última sexta-feira do mês de novembro, batizada de Black Friday, é uma data muito aguardada pelos consumidores e lojistas, pois é uma data com muitas promoções, volumes de vendas e pessoas buscando o melhor preço para os produtos. Porém quando se tem uma comoção tão grande assim, os oportunistas tomam proveito disso para aplicar golpes e roubar seu dinheiro!

Venha aprender algumas técnicas utilizadas por esses criminosos e não caia mais nessa roubada:

Páginas falsas

Você conhece o termo phishing? Trata-se de roubo de dados após enganar a vítima e fazê-la clicar em links mal intencionados. Na Black Friday, é muito comum serem criados páginas quase que idênticas às principais lojas de varejo com promoções “imperdíveis”. Estas páginas simulam perfeitamente a experiência da compra até o momento chave que você informa os seus dados pessoais e de cartão de crédito e já é tarde demais. Então atente-se ao endereço da página como por exemplo:

FONTE: InfoMoney

Preste atenção também no certificado de segurança do site que costuma ficar ao lado esquerdo da barra de endereços como na foto abaixo.

FONTE: Autentify

BOLETO FALSO

Outro golpe muito comum é o de boleto falso, que é um boleto com o valor similar o exato de uma compra que você fez, porém com os dados de outra conta bancária para que o pagamento vá direto para a conta do fraudador.

FONTE: Foto/Reprodução

Então para se prevenir atente-se a: origem da cobrança, erros ortográficos ou informações falsas e se você obteve este boleto através de um e-mail confiável ou pelo site correto da loja. Para mais informações de como diferenciar um boleto autentico de um falso confira.

CLONAGEM DO WHATSAPP

Um golpe que é comum durante o ano todo, porém se intensifica durante a Black Friday é o da clonagem do número do WhatsApp do cliente. Os fraudadores ao interceptarem a informação que você está realizando uma compra em algum site, entram em contato com você (se passando pela empresa em questão) e pedindo para você confirmar sua identidade ao repetir para eles os números enviados a você por SMS.

FONTE: TecMundo

Porém esses números que você está recebendo são um código que libera o uso do seu número do WhatsApp por outra pessoa e ao passar para os criminosos você perde o acesso do seu aparelho e seus contatos irão estar falando com os golpistas. O tipo mais comum de ação tomada pelos criminosos é entrar em contato com um parente ou amigo, passar-se por você e pedir um valor urgente para ser transferido para sua conta. Quando a pessoa transfere já é tarde demais e o dinheiro já está na conta do fraudador.

Para não cair neste golpe NUNCA informe um código recebido por você via SMS para ninguém e ative a autenticação por dois fatores presente no WhatsApp.

LOJISTA

Agora você que é dono de um e-commerce e não quer cair em fraudes, conte com a ajuda profissional da Autentify para identificar potenciais fraudadores e evite prejuízos nessa Black Friday.

Baixe agora nosso e-book e aprenda a se proteger.