Falsidade ideológica: O que é
A ideologia pode ser entendida como um conjunto de crenças, valores e objetivos que influenciam o comportamento de um indivíduo ou grupo. Falsidade ideológica é o termo legal brasileiro para o crime de mentir sobre suas crenças políticas. O motivo desse tipo de crime é enganar os outros sobre sua verdadeira postura política para ganhar sua confiança e apoio. Isso pode ser feito fazendo declarações falsas ou ocultando informações com a intenção de enganar outras pessoas.
Saiba o que é falsidade ideológica
A falsidade ideológica é um crime contra a honra, que consiste em afirmar ou divulgar uma ideia falsa, com o objetivo de prejudicar a reputação de outra pessoa. Esse crime pode ser cometido por meio da imprensa, da internet ou de qualquer outro meio de comunicação. Falsidade ideológica é um crime previsto no Código Penal brasileiro. Segundo o artigo 299, “quem, de qualquer modo, imputar a alguém fato definido por lei como crime” comete falsidade ideológica.
A pena para esse delito é detenção, de um a quatro anos, e multa. A falsidade ideológica pode ser cometida por meio de declarações falsas, documentos fraudulentos ou uso de qualquer outro meio capaz de induzir em erro.
Falsidade idealógica x falsa identidade
No Brasil, há uma expressão que resume bem a questão da identidade: “faço de conta que sou”. Segundo essa ideia, é possível construir uma identidade falsa, idealizada, através da qual nos escondemos da realidade. Esse processo de dissociação é muitas vezes usado para lidar com situações difíceis ou traumáticas.
A falsidade idealógica é a busca por um ideal que não existe. Geralmente, a pessoa que adota essa postura acredita que as outras pessoas têm um padrão de vida que é melhor do que o seu e passa a querer ser como elas. Já a falsa identidade é a criação de uma persona que não corresponde à realidade da pessoa. Essa construção de personalidade serve para esconder aspectos da vida pessoal que a pessoa não quer que sejam conhecidos.
Como evitar esse crime no ambiente digital
No ambiente digital, é comum que os criminosos invadam a privacidade das pessoas para obter vantagem financeira ou praticar outros crimes. Por isso, é importante conhecer algumas medidas para evitar que isso aconteça.
Primeiro, é preciso ter cuidado com as informações que se compartilha nas redes sociais. Evite publicar dados pessoais, como o seu endereço, telefone ou nome completo. Outra medida é utilizar senhas difíceis de adivinhar, que combinem letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
Também vale a pena instalar um programa antivírus em seu computador e investir num sistema antifraude. Além disso, é importante ter cuidado com os links que clica na internet e não abrir arquivos desconhecidos.
Conclusão
Falsidade ideológica é um crime que tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. É a fabricação de documentos ou ideias com o propósito de prejudicar a imagem de outra pessoa ou empresas. A Autentify é uma empresa especializada em soluções de prevenção a fraude e possui ferramentas para evitar este crime e acelerar seu processo de cadastral. Clique no botão abaixo e fale com um dos nossos especialistas.