Golpe Pix: Desde seu lançamento no Brasil em Novembro de 2020, o Pix já movimentou mais de 1,6 trilhão de reais só no primeiro semestre de 2021 tendo até 40 milhões de transações em único só dia, fazendo com que seja hoje em dia uma das ferramentas mais populares para se pagar e transferir dinheiro.

Toda essa praticidade além de facilitar o dia-a-dia do brasileiro, infelizmente também faz com que os golpistas desenvolvam diversos golpes para prejudicar milhares de brasileiros diariamente. Nós da Autentify separamos alguns dos mais recentes e praticados golpes envolvendo transferências com Pix, confira:

1 – Golpe do WhatsApp

golpe no pix

Esse golpe já existia há algum tempo antes mesmo do lançamento do Pix, porém ficou ainda mais fácil de perder seu dinheiro. O golpe consiste no golpista entrar em contato com a vítima, lhe contar uma história (geralmente se passando por funcionário de alguma empresa que a vítima conhece) e pedir um código que será enviado no seu celular via SMS. É neste momento que o golpista toma conta do seu WhatsApp, tem acesso a todos seus contatos e se passa por você pedindo dinheiro emprestado via Pix.

Como se proteger Golpe Pix?

Ative a autenticação de dois fatores do WhatsApp e NUNCA informe nenhum código que você recebe via SMS. E se você receber um pedido inesperado de empréstimo, confirme por telefone se realmente é a pessoa que você conhece.

2 – Falso funcionário do banco

golpe via pix

Os golpistas desta vez se aproveitam da falta de conhecimento de algumas pessoas em como cadastrar as chaves Pix. Para isso, os fraudadores passam-se por funcionários do banco que a vítima tem conta e informam que estão ajudando os clientes a realizar os cadastros de chaves Pix ou até mesmo com vazamentos de dados. Porém para que a chave possa ser “validada”, é necessário ser feita uma transferência de confirmação para a conta do próprio golpista, e aí que a vítima perde seu dinheiro. Ultimamente por meio de algum tipo de programa, os fraudadores estão conseguindo até simular que estão ligando do número que está atrás do seu cartão de crédito, fazendo o golpe tornar-se cada vez mais autêntico.

Como se proteger?

Nunca faça transferências bancárias de qualquer natureza para pessoas que você não conhece, muito menos a pedido do banco. Nenhuma instituição irá te pedir qualquer tipo de transferência de fundos.

3 – QR Code Modificado

No período da quarentena e do isolamento por conta da COVID, diversos artistas começaram a se apresentar através de lives beneficentes para arrecadar dinheiro para causas nobres e durante essas transmissões são exibidos códigos QR na tela que direcionam para doações solidárias, porém os golpistas retransmitem essas apresentações simultaneamente em seus próprios canais e substituem o código QR por um que direciona a doação para sua própria conta.

Como se proteger?

Sempre que for realizar uma transferência Pix, confirme os dados que aparecem na tela de confirmação antes de confirmar qualquer tipo de transferência.

4 – Bug do Pix

Esse é o golpe mais recente de todos, onde tudo começa com uma mentira de que existe uma chave Pix que está com defeito ou “bugada” em que qualquer quantia que você transferir, você receberá esse valor em dobro na sua conta corrente logo em seguida. Geralmente essa mentira vem acompanhada de um falso testemunho de algum comparsa do golpista para instigar ainda mais a vítima a se aproveitar desta oportunidade antes que corrijam. Porém como vocês estão imaginando, a chave “bugada” não está com defeito coisa alguma e o dinheiro não só não vai voltar em dobro, como também vai embora de uma vez…

Como se proteger?

Para o seu próprio bem, desconfie sempre de situações extremamente vantajosas que lhe são apresentadas facilmente.

__________________________________________________________________________________

Essas foram algumas dicas para ajudar na prevenção contra as fraudes mais presentes no nosso dia a dia envolvendo o Pix. Para muitas outras dicas e assuntos relacionados a segurança digital, acesse nosso blog e confira outras matérias relacionadas.

Gostaria de mais detalhes das soluções Autentify?

Explore nossas soluções ou crie uma conta em instantes para começar a detectar fraudes. Você também pode falar conosco sobre seus desafios frente a fraude.