O que é inteligência artificial ?
A inteligência artificial é a perceptibilidade demonstrada por máquinas , ao oposto da inteligência natural exibida por humanos e animais , que envolve conhecimento e emocção. A diferença entre as primeiras e as últimas categorias é repetidamente revelada pela sigla escolhida. A IA ‘forte’ é comumente rotulada como AGI (Inteligência Artificial Geral), enquanto as tentativas de emular a inteligência ‘natural’ são chamadas de ABI (Inteligência Biológica Artificial). Os principais livros didáticos de IA definem o assunto como o estudo de ” agentes inteligentes “: qualquer dispositivo que percebe seu recinto e executa ações que maximizam sua chance de atingir seus objetivos com sucesso. Normalmente, a palavra “inteligência artificial” é assiduamente usado para narrar máquinas (ou computadores) que imitam funções “cognitivas” que os seres humanos associam ao seu mental, tal como “aprendizado” e “solução de problemas”.
Compreendendo a Inteligência Artificial (IA)
Para a grande parte das pessoas que ouve o termo inteligência artificial, a primeira coisa em que comumente pensa é em robôs . Isso porque filmes e romances de grande orçamento contam histórias sobre máquinas semelhantes às humanas que causam estragos na Terra. Mas isso na realidade é uma grande falácia. A IA se baseia no fundamento de que a inteligência humana pode ser definida de forma que uma máquina possa facilmente imitá-la e cumprir tarefas , a partir de as mais simples até as mais complexas. Os objetivos da inteligência artificial incluem copiar a atividade cognitiva humana. Pesquisadores e desenvolvedores da campo estão fazendo avanços surpreendentemente rápidos na reprodução de atividades como aprendizagem, raciocínio e percepção, na medida em que podem ser definidas de forma concreta. Alguns acreditam que os inovadores podem em breve ser capazes de desenvolver sistemas que excedem a capacidade dos humanos de aprender ou raciocinar sobre qualquer tema. Mas outros permanecem céticos porque toda ação cognitiva está ligada a julgamentos de valor que estão sujeitos à experiência humana. À medida que a conhecimento avança, os benchmarks anteriores que definiam a IA tornam-se desatualizados. Por exemplo, máquinas que calculam funções básicas ou reconhecem texto por meio do reconhecimento óptico de caracteres não são mais consideradas como incorporando inteligência artificial, pois agora essa é uma função inerente do computador.
Foto de Markus Winkler de Pexels
Aplicações de Inteligência
Artificial As aplicações da inteligência artificial são infinitas. A tecnologia pode ser utilizada em diversos setores. A IA está sendo testada e usada no área de saúde para dosar medicamentos e diferentes tratamentos em pacientes e para procedimentos cirúrgicos na sala de cirurgia. Podemos citar outros exemplos de aplicações com inteligência artificial que incluem supercomputadores que jogam xadrez ou dirigem carros autônomos . Cada uma dessas máquinas deve mensurar as consequencias de qualquer circunstância realizada, pois cada ação afetará o resultado final. No xadrez, o efeito final é vencer o jogo. Para carros que dirigem sozinhos, o sistema de computador deve levar em conta todos os dados externos e computá-los para atuar de uma forma que evite uma colisão. A inteligência artificial igualmente pode ser desenvolvida como dispositivo de segurança tanto em ataques digitais quanto em situações do cotidiano, como eventos. Na parte digital, o modelo mais comum é o internet banking. Uma aplicação de IA atrelada aos servidores que hospedam estes sistemas e auxiliam a identificar tentativas de ataques com mais rapidez que um humano. Ele também consegue examinar novas modalidades de ataques que foram bem-sucedidos e criar formas de neutralização para evitar novas ocorrências.
Conclusão
Em conclusão, a inteligência artificial já se tornou uma realidade. Provavelmente está mudando a forma como as pessoas e as empresas interagem com diversas questões, inclusive no caso das fraudes. Cada vez mais é interessante executar essa soluções, que com o tempo tem se popularizado e se expandido. Essa expansão no crescimento da IA revela que a análise avançada de dados está ajudando as empresas em uma infinidade de aplicações e também em solução antifraude. A inteligência artificial é um importante elemento e contribui a estarem um passo à frente dos fraudadores.