E-commerce b2b, o que é isso?

Você que tem seu próprio e-commerce ou sonha em empreender numa plataforma digital este artigo é para você. Além disso, você já deve ter se deparado com o termo “b2b” ou “e-commerce b2b”.

O termo b2b vem do inglês business-to-business e significa “de negócio para negócio”.  Desta forma, o foco da empresa não é vender para o cliente final
(consumidor), e sim para outra empresa.

Por exemplo:

  • Uma empresa alimentícia vende seus produtos para um supermercado ao invés de vender diretamente para o consumidor.
  • Um fabricante de laticínios vende sua matéria prima para outra empresa, que fabrica queijo e derivados.
  • A Autentify que oferece soluções antifraude para e-commerces.  Você que ainda não possui uma solução contra as incontáveis tentativas de fraudes e golpes que existem no mundo digital atualmente.

Vantagens e-commerce B2B:

Ao fornecer seu serviço e/ou produto diretamente para outra empresa você conta com algumas vantagens:

  • Planejamento estratégico focado em uma clientela específica formada por empresas, as quais seu modelo de negócio visa alcançar.
  • Um relacionamento a longo prazo com a empresa que contrata seu serviço ou compra seu produto. Desta forma, este relacionamento é construído com base na confiança. Além disso, existe a possibilidade de ser recomendado para outras empresas que são clientes em potencial.
  • A adição de um modelo b2b à um b2c (business-to-consumer / de negócio para consumidor) já existente pode gerar uma renda extra. Ou seja, você terá um público-alvo adicional.
  • Ao trabalhar diretamente com empresas, o volume negociado seja de produto ou de serviço tende a ser maior, como resultado aumentando sua receita.

Como construir um modelo B2B de sucesso:

Diferentemente do modelo B2C, o processo de vendas B2B tende a ser mais elaborado e estruturado. Com isso, as expectativas e necessidades de uma empresa são bem diferentes do que do cliente final (pessoa física). Ou seja, conhecer a fundo as necessidades das empresas para as quais você deseja fornecer é de extrema importância.  Assim, pode direcionar as estratégias de marketing e fazer com que elas entendam que sua empresa é referência no mercado.

Investir em um bom atendimento no modelo B2B também é essencial. Portanto, cultive um bom relacionamento com a empresa parceira e faça com que ela sinta que a parceria entre vocês será duradoura. Desta forma, a probabilidade de você reter esse cliente e até mesmo conquistar novos será muito maior.

Conclusão

Optando pelo modelo de e-commerce B2B ou B2C, use as dicas deste artigo e otimize seus esforços nas estratégias levantadas. Ou seja, é importante ter uma solução antifraude para vendas no e-commerce. A Autentify se coloca à disposição para eventuais informações e dúvidas. Além disso, conte com a Autentify para se proteger de fraudes que são cada vez mais presentes nas transações digitais.